A história de Budapeste é a história de três cidades: Obuda, “antiga Buda”, Buda, a cidade alta situada na margem esquerda do Danúbio, e Peste, a cidade baixa na margem direita do rio. Obuda, que foi chamada pelos romanos de Aquincum, foi fundada em 89, sobre um antigo assentamento Celta. Mais uma vez, os Celtas presentes na história da Europa.
Aquincum tem sua origem no termo água, em homenagem aos múltiplos mananciais termais pelos quais essa cidade espetacular é conhecida. Pra todo lado que se olhe há termas. Os famosos banhos de Budapeste. Em 896, os bárbaros, como eram chamados, derrotaram os romanos, instalaram-se na região, sendo que no Séc. XIII deram-lhe um novo nome: OBUDA. Os dominadores, ou seja, os Celtas, edificaram duas cidades novas, cada uma em uma das margens do rio Danúbio (sim, a famosa Valsa Danúbio Azul vem daí, desse rio) e deram-lhe os nomes respectivamente: Buda e Peste. A nação Hungria nasceu no ano 1000.
Os mongóis invadiram e destruíram a cidade em 1241 e o rei Bela IV ordenou sua reconstrução, dando lugar à nova Buda, substituindo a antiga Obuda.
Buda se tornou a capital do país em 1361, marcando o início de uma época de florescente desenvolvimento que chegou ao seu ápice no século XV, com o grande imperador Mathias Corvino.
Em 1526, Peste caiu sob o poder dos turcos e, pouco depois, em 1541, aconteceu o mesmo com Buda, que se tornou a capital turca, enquanto Peste ficou desabitada. Os turcos mantiveram o poder até 1686, ano em que foram derrotados pelos de Habsburgo e Budapeste passou a formar parte dos domínios austríacos.
A época dos Habsburgo foi muito florescente para a cidade e durante a mesma foram construídas diversas igrejas e edifícios públicos. Em 1784, José II estabeleceu uma universidade em Budapeste e em 1849 foi inaugurada a primeira ponte permanente sobre o Danúbio, a famosa Ponte das Correntes.
Em 1873, se uniram definitivamente Obuda, Buda e Peste sob o nome de Budapeste, e a cidade chegou a ser a segunda em importância do Império Austro-húngaro, atrás de Viena.
Buda é a porção ocidental da cidade de Budapeste e o termo pode ter se originado do nome de um irmão de Átila (lembram do filme O Feitiço de Átila?), ou ainda do vocábulo eslavo buda que significa cabana. Pode ser também que tenha origem no termo voda, que em eslavo significa água, referindo-se ao extenso número de termas no local.
Vale ressaltar que a parte ocidental conhecida como Buda, é a parte que ostenta padrões elevados de vida e casas espetaculares.
Para minha pessoa, a cidade de Budapeste possui um charme e uma elegância inatas, apresentando elevado nível cultural, intelectual e gastronômico. Voltaria mil vezes a essa linda e cosmopolita metrópole, cheia de encantos, modernidade e muitos sorrisos das pessoas.









Comments
Post a Comment